terça-feira, 25 de novembro de 2014

Novo ginásio público de Salvador não atende padrão da CBV


Demorou, mas saiu. O Ginásio de Cajazeiras, finalmente foi entregue a comunidade baiana. O espaço desportivo começou a ser construído em 2010, e na ocasião tinha prazo de 300 dias para a finalização. Após várias paradas durante as obras, o ginásio terminou sendo inaugurado pelo Governo do Estado, apenas na manhã dessa terça-feira (25/11). O objetivo do empreendimento é sanar a deficiência da estrutura pública esportiva de Salvador, carente, após a demolição do antigo Ginásio de Esportes Antônio Balbino, que foi ao chão durante as obras de construção da Nova Arena Fonte Nova.

Apesar de visivelmente o novo equipamento “encher os olhos” do público, o ginásio não vai suprir totalmente as necessidades da capital baiana, porque não poderá contemplar jogos nacionais e internacionais de todas as modalidades propostas, devido à capacidade reduzida para o público, apenas 2.500 pessoas. Apesar de a quadra atender aos requisitos da Confederação Brasileira de Vôlei, a entidade exige público mínimo de seis mil pessoas.

Restrito apenas ao basquete, handebol e futsal, apesar de estar aberto ao público a partir da inauguração, o ginásio só deverá abrigar as primeiras partidas no ano que vem, quando os torneios e as demandas das federações estiverem definidas. A intenção do Governo do Estado é montar um calendário anual que atenda às federações e também a outras ligas que queiram utilizar o espaço, além de tornar o espaço multiuso, para a realização de outros eventos, como acontece com os estádios.

O empreendimento, que foi realizado pelo governo do estado através da Secretaria de Emprego, Renda e Esporte (Setre), custou R$ 13 milhões. E a inauguração, marcada inicialmente para 25 de outubro, teve que ser adiada por causa da agenda do governador Jaques Wagner.

De acordo com o governo do estado, o equipamento ocupa uma área total de 10 mil metros quadrados, sendo 4.700 metros de área construída. Além dos 'palcos' esportivos, o espaço possui três vestiários, alojamento com 28 leitos para atletas, seis cabines de rádio e duas de televisão, duas cantinas, dois placares eletrônicos, internet com wifi, piso tátil, banheiros para pessoas portadoras de deficiência, além de paisagismo, área para estacionamento, pontos anti-incêndio e um parque infantil.


Sem comentários:

Enviar um comentário